domingo, 11 de dezembro de 2011

Coca Cola Brasil lança Eco, nova embalagem da água Crystal

- Torção da garrafa após o consumo diminui em 37% o volume da embalagem, facilita o processo de reciclagem e convida a uma atitude positiva
- Embalagem Crystal Eco de 500 ml utiliza 20% menos PET que as versões anteriores e conta com apoio de algumas das principais ONGs ligadas a sustentabilidade no Brasil
- Nova garrafa Crystal Eco também utiliza tecnologia PlantBottle, com até 30% da matéria prima feita da cana de açúcar
Aliar hidratação e bem estar a sustentabilidade. Foi pensando assim que a Crystal, marca de águas da Coca-Cola Brasil, decidiu lançar no festival SWU, que aconteceu em novembro, em Paulínia (SP), a garrafa Crystal Eco, que utiliza 20% menos PET que as versões anteriores e até 30% do PET feito a partir da cana de açúcar. Para o restante do mercado, a garrafa chegará a partir de janeiro.
A garrafa Eco, também chamada de crushable, é produzida através do processo de sopro convencional, mas com pré-formas com base diferenciada, de modo que a distribuição e estrutura da garrafa garantam performance mecânica. Para simbolizar mais este avanço tecnológico na sustentabilidade das embalagens, a Crystal convida os consumidores a torcerem as embalagens após o consumo, o que reduz em 37% o volume das garrafas e facilita transporte e armazenagem das garrafas 100% recicláveis.
Ao mesmo tempo, a nova garrafa de Crystal também utiliza a tecnologia PlantBottle, na qual até 30% da matéria tem origem no etanol da cana de açúcar, e não no petróleo, reduzindo em cerca de 25% as emissões de dióxido de carbono.
“Crystal quer convidar o consumidor a participar de ações que ajudem a aumentar reciclagem no País. Fizemos nossa parte, criando uma garrafa moderna, revolucionária e sustentável. Agora é a vez do consumidor, que ao torcer a garrafa após o consumo, diminui em 37% o volume que ela ocupa, o que facilita bastante o transporte e a reciclagem. O Brasil já é um campeão de reciclagem, mas nossas metas são ainda mais ousadas e queremos que o consumidor esteja ao nosso lado nessa jornada. O SWU foi um evento perfeito para fazer este lançamento e o festival está perfeitamente alinhado com nossos pilares de sustentabilidade. Para o público em geral, a nova garrafa só deverá chegar em janeiro de 2012.”, afirma Anne Zehoul, gerente de Marketing da categoria de Hidratação da Coca-Cola Brasil.
“Nos preocupamos com o desenvolvimento sustentável, levando em conta todos os processos, desde a fabricação até o descarte de embalagem. Lançar a Crystal Eco num evento como o SWU foi uma grande oportunidade para levarmos essa preocupação para os jovens, convidando a todos para se juntarem a uma causa tão importante como a preservação do meio ambiente. Queremos reforçar a ideia de que nossas escolhas no dia a dia podem contribuir para um mundo mais sustentável”, diretor de Marketing da Coca-Cola FEMSA Brasil, Rodrigo Campos.
O lançamento da Crystal Eco conta com o apoio de entidades como o Instituto Akatu, a Conservação Internacional, a SOS Mata Atlântica e o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), cujas marcas estão estampadas no rótulo da garrafa.
“Estimular atitudes individuais e promover ações de mobilização que auxiliam na melhoria da qualidade de vida e na conservação ambiental são prioridades da SOS Mata Atlântica. Por isso, apoiamos essa iniciativa que fomenta a reciclagem, o uso de matérias-primas menos agressivas e mudanças de comportamento. Torcemos para que essa atitude ajude a diminuir a pressão sobre os recursos naturais, escassos e essenciais à vida, como a água e a floresta”, completa Malu Ribeiro coordenadora da Rede das Águas da SOS Mata Atlântica.
A Coca-Cola Brasil desenvolveu uma campanha de lançamento da Crystal Eco 500 ml sem gás, com o objetivo de incentivar as pessoas a reciclar torcendo a garrafa antes de descartá-la, criando uma atitude positiva para o meio ambiente. A campanha iniciou na praça onde ocorreu o SWU, com filmes de 30 segundos produzidos pela Agência NBS e Dínamo Filmes.
As garrafas Ec já são uma realidade no mercado de bebidas. O Japão foi o primeiro país a lançar a embalagem para sua marca de água engarrafada I-Lohas, em 2009. Em 2010, o país reforçou o conceito sustentável, usando PlantBottle no mesmo produto. Na América Latina, México e Equador começaram a comercializá-la em 2010. No mesmo ano, os EUA relançaram sua marca de água engarrafada, Dasani, também com PlantBottle.
Uma das principais marcas do mercado de águas, Crystal é encontrada nas versões com e sem gás, nas embalagens garrafa 500ml, 1,5 litros e garrafa VIP 350ml. Na versão sem gás, a empresa possui ainda as versões copo 310ml, Sport 600 ml e galões de 5 e 10 litros.
O Sistema Coca-Cola Brasil atua em sete segmentos do setor de bebidas não-alcoólicas - águas, chás, refrigerantes, sucos, energéticos, isotônicos e lácteos, com uma linha de mais de 150 produtos, entre sabores regulares e versões de baixa caloria. Formado pela Coca-Cola Brasil e 15 grupos fabricantes brasileiros, além do Sistema de Alimentos e Bebidas do Brasil (SABB), emprega diretamente mais de 53 mil funcionários, gerando indiretamente cerca de 500 mil empregos.
Os investimentos do Sistema no Brasil somaram mais de R$ 8 bilhões nos últimos seis anos e, em 2011, serão investidos mais R$ 2,5 bilhões. A sustentabilidade é um compromisso da Coca-Cola Brasil e se reflete na forma como a empresa e seus fabricantes lidam com as pessoas e com o meio ambiente. O índice de uso de água da Coca-Cola Brasil, por exemplo, é um dos melhores do mundo: 1,95 litro de água para cada litro de bebida produzido - menos da metade do volume utilizado 12 anos atrás.
Na reciclagem, a Coca-Cola Brasil desenvolveu, através do Instituto Coca-Cola Brasil, um programa chamado "Reciclou, Ganhou" que, desde 1996, colabora para que o País seja um dos mais avançados na reciclagem de materiais. Hoje, 98,2% das latas de alumínio e 55,6% das garrafas PET são recicladas.

Um comentário:

  1. Uma forma muito boa da Coca-Cola de inovar e fazer o certo, lançando essa nova embalagem a marca Crystal vai crescer e conscientizar as pessoas e as outras marcas para fazer parecido pois, ninguém quer ter sua marca muito menos completa que a outra.

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