domingo, 27 de novembro de 2011

Decoração ecológica

Plástico reciclado e resíduos da indústria madeireira entram na composição dos deques e pisos sustentáveis produzidos pela empresa TimberTech

Elisa Corrêa
FABIANO ACCORSI

Foi como consumidor que o ex-jogador de futebol Edu Gaspar, 33 anos, conheceu a TimberTech, empresa norte-americana que fabrica deques sustentáveis. Quando jogava no Valencia e vivia na Espanha, Gaspar reformou sua casa e usou os pisos da marca. Gostou tanto que, de volta ao Brasil, em 2009, quis instalar o mesmo tipo de deque no seu refúgio na praia. Foi quando descobriu que a empresa não tinha representantes no país. “Na hora me deu um estalo. Vi uma oportunidade de trazer um produto de alta qualidade e totalmente sustentável para o país”, diz. “Além disso, gostei da ideia de me associar a uma marca amiga do meio ambiente.” O que diferencia os deques e pisos da TimberTech é a composição: são fabricados com uma mistura de plástico reciclado e farinha de madeira produzida com os resíduos das indústrias. Como os pisos não lascam, não desbotam nem se deformam como a madeira natural, têm uma durabilidade maior — a garantia é de 25 anos, quando instalados em área residencial, e de dez anos, em área comercial. “A resistência é a do plástico, mas a textura é da madeira”, diz Gaspar.

Desde que o negócio foi aberto, em junho de 2010, o faturamento foi de R$ 1 milhão. Gaspar, que investiu R$ 600 mil na empresa, prevê um crescimento de 70% em 2011. Por enquanto, os principais clientes são arquitetos e o consumidor final. Mas o empresário também quer conquistar espaço nas construtoras. “Como se trata de um produto mais caro, estou encontrando resistência”, conta. “Mas a durabilidade compensa os custos.” A empresa conta com representantes no Rio de Janeiro e no interior de São Paulo: a estratégia para o próximo ano é entrar nas lojas de decoração de alto padrão. “Vou montar displays, treinar vendedores, criar ambientes da TimberTech dentro das lojas”, diz Gaspar.

PRODUÇÃO LIMPA

O processo de fabricação dos pisos foi pensado para diminuir ao máximo o impacto ambiental: toda a água usada na fábrica é reaproveitada; em solo americano, os produtos são transportados por ferrovias, e não por estradas; os pallets de madeira utilizados para a movimentação dos pisos são reparados e reutilizados; e os resíduos de papelão e plástico são destinados a empresas terceirizadas, que fazem a reciclagem do material.

EMBALAGEM CERTIFICADA

As embalagens dos produtos TimberTech são produzidas com 43% de fibras de material reciclado, atendendo aos requisitos da Sustainable Forestry Initiative (SFI). A empresa também é membro do Green Building Council, associação de líderes da indústria da construção civil norte-americana, que busca fomentar a construção sustentável.

TUDO SE APROVEITA

Todos os pisos são fabricados com plástico reciclado e farinha de madeira, material produzido a partir dos resíduos da indústria madeireira que iriam parar nos aterros sanitários. Toda a poeira da farinha de madeira que é liberada durante a produção (cerca de 12.700 toneladas) é coletada e inserida novamente no processo de fabricação.

DURABILIDADE

Devido à composição, os pisos não precisam de pintura nem verniz, produtos químicos nocivos ao meio ambiente. Como não lascam, não desbotam nem se deformam como a madeira natural, têm uma durabilidade maior, evitando o desperdício gerado pela troca dos deques. Os produtos têm garantia de 10 a 25 anos, dependendo do uso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário