Plástico reciclado e resíduos da indústria madeireira entram na composição dos deques e pisos sustentáveis produzidos pela empresa TimberTech
Elisa Corrêa
                Foi  como consumidor que o ex-jogador de futebol Edu Gaspar, 33 anos,  conheceu a TimberTech, empresa norte-americana que fabrica deques  sustentáveis. Quando jogava no Valencia e vivia na Espanha, Gaspar  reformou sua casa e usou os pisos da marca. Gostou tanto que, de volta  ao Brasil, em 2009, quis instalar o mesmo tipo de deque no seu refúgio  na praia. Foi quando descobriu que a empresa não tinha representantes no  país. “Na hora me deu um estalo. Vi uma oportunidade de trazer um  produto de alta qualidade e totalmente sustentável para o país”, diz.  “Além disso, gostei da ideia de me associar a uma marca amiga do meio  ambiente.” O que diferencia os deques e pisos da TimberTech é a  composição: são fabricados com uma mistura de plástico reciclado e  farinha de madeira produzida com os resíduos das indústrias. Como os  pisos não lascam, não desbotam nem se deformam como a madeira natural,  têm uma durabilidade maior — a garantia é de 25 anos, quando instalados  em área residencial, e de dez anos, em área comercial. “A resistência é a  do plástico, mas a textura é da madeira”, diz Gaspar.
      
        Desde que o negócio foi aberto, em junho de 2010, o faturamento  foi de R$ 1 milhão. Gaspar, que investiu R$ 600 mil na empresa, prevê um  crescimento de 70% em 2011. Por enquanto, os principais clientes são  arquitetos e o consumidor final. Mas o empresário também quer conquistar  espaço nas construtoras. “Como se trata de um produto mais caro, estou  encontrando resistência”, conta. “Mas a durabilidade compensa os  custos.” A empresa conta com representantes no Rio de Janeiro e no  interior de São Paulo: a estratégia para o próximo ano é entrar nas  lojas de decoração de alto padrão. “Vou montar displays, treinar  vendedores, criar ambientes da TimberTech dentro das lojas”, diz Gaspar. 
      
       
O  processo de fabricação dos pisos foi pensado para diminuir ao máximo o  impacto ambiental: toda a água usada na fábrica é reaproveitada; em solo  americano, os produtos são transportados por ferrovias, e não por  estradas; os pallets de madeira utilizados para a movimentação dos pisos  são reparados e reutilizados; e os resíduos de papelão e plástico são  destinados a empresas terceirizadas, que fazem a reciclagem do material. 
      
       
As  embalagens dos produtos TimberTech são produzidas com 43% de fibras de  material reciclado, atendendo aos requisitos da Sustainable Forestry  Initiative (SFI). A empresa também é membro do Green Building Council,  associação de líderes da indústria da construção civil norte-americana,  que busca fomentar a construção sustentável.
      
       
Todos  os pisos são fabricados com plástico reciclado e farinha de madeira,  material produzido a partir dos resíduos da indústria madeireira que  iriam parar nos aterros sanitários. Toda a poeira da farinha de madeira  que é liberada durante a produção (cerca de 12.700 toneladas) é coletada  e inserida novamente no processo de fabricação.
      
       
Devido à composição, os pisos não precisam de pintura nem verniz, produtos químicos nocivos ao meio ambiente. Como não lascam, não desbotam nem se deformam como a madeira natural, têm uma durabilidade maior, evitando o desperdício gerado pela troca dos deques. Os produtos têm garantia de 10 a 25 anos, dependendo do uso.

